Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Falta de UTIs em Goiânia lentifica atendimento hospitalar público em Goiás

709 leitos na capital não são suficientes para atender a demanda e população dependente do SUS é prejudicada com a falta de leitos.

Publicado por Igor Alves
há 10 anos

A falta de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Goiânia, está causando transtorno para usuários do Sistema Único de Saúde. Atualmente a capital possui 709 leitos de UTI sendo 388 reservadas ao paciente que aguarda pelo SUS. Goiás conta com 1,227 unidades, das quais, 711 são públicas e 516 particulares.

A morosidade se deve à grande demanda de pacientes do estado na capital, sendo que, quase 58% das Unidades de Terapia Intensiva se encontram em Goiânia. Em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana, existem apenas 106 leitos que, 72 deles são reservados ao SUS.

Na capital a lentidão no atendimento por falta de UTIs deverá prejudicar pacientes que recorrerem a Centros de Assistência Integral à Saúde (Cais), Centros Integrados de Assistência Médica Sanitária (Ciams) e a hospitais públicos.

Falta de UTIs em Goinia lentifica atendimento hospitalar pblico em Gois

Cais em Goiânia.

Segundo o secretário estadual de saúde, Antônio Faleiros, a falta de vagas nas UTIs no estado, tornou-se um grande problema de acordo que o aumento na demanda por unidades de terapia não foi suprida ao longo dos anos. A inércia na criação de novos centros de atendimento resultou na grande procura e pouca oferta, afirma.

O secretário ainda completou que o problema na setor hospitalar também ocorreu em função da oneração estadual na gestão dessas unidades e que o governo se comprometeu em resolver o problema até julho."O estado assumiu a responsabilidade de fazer com que o déficit que nós temos seja suprido até julho deste ano, somente após isso podemos pensar em oferecer um número ainda maior”

Em algumas regiões do estado, o difícil acesso aos hospitais que oferecem esse tipo de serviço, também complica o atendimento a quem possui casos de extrema urgência. Existem cidades do interior que, sequer, possuem hospitais com UTIs como é o caso do entorno que para obterem o serviço têm que se deslocar até Brasilia, trajeto que pode chegar a 60 km.

Existem previsões para o aumento no número de leitos no estado de Goiás, como a construção do Hospital de Urgências de Goiânia 2 (HUGO 2) que deverá oferecer mais 485 leitos sendo 80 de UTI. A entrega do hospital está prevista para o próximo mês.

  • Sobre o autorjornalista
  • Publicações4
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações694
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falta-de-utis-em-goiania-lentifica-atendimento-hospitalar-publico-em-goias/119996098

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que bacana! dinheiro para investir em saúde de qualidade,neca!Pra copa nem se preocuparam... continuar lendo

Sim. E ainda aparece a presidente Dilma prometendo fazer em 7 meses o que o PT não fez em 11 anos... Que carnaval esse país. continuar lendo

Está muito enganado, quem pensa que o Hugo2 será entregue no proximo mês, pois eu passo por ali todos os dias, e notei que lá está sendo maquiado pela construtora e políticos. Fizeram a fachada, colocaram coqueiros, portaria pronta ...etc. mas, tenho amigos que lá trabalham, e me disseram que nem adianta esperar, porque este ano não entregam o obra mesmo! dinheiro mesmo só para a copa!!!!!!!!!!!! continuar lendo

Concordo, Adriano Pereira.
Estive analisando as obras do hospital de urgências de Goiânia 2, HUGO 2, e verifiquei que esse depoimento dado à matéria não será cumprido no tempo declarado. Ou seja, quem precisar de vagas em UTI neste ano, primeiro terá que assistir aos jogos da copa.
Obrigado pelo seu comentário. Abraço! continuar lendo